Pular para o conteúdo

Naamã – Método de evangelização

Naamã - Método de evangelização
Roteiros

Efetue o login em sua conta para compartilhar sua sugestão.

Naamã - Método de evangelização (Série AT)

Ao analisarmos os passos trilhados por ambos os personagens – a escrava israelita e o seu senhor, Naamã, podemos extrair métodos de evangelização ou de evangelismo valiosos que norteiam nossa missão de propagar a fé em tempos contemporâneos.

Método de evangelismo ou método de evangelização?

Na sua essência, no Projeto Roteiros Bíblicos, os conteúdos exibidos na forma de trilhas são métodos de evangelismo extraídos de uma abordagem evangelística bíblica. No entanto, ao adicionarmos informações extras focadas no ensino, esses conteúdos também podem ser classificados como métodos de evangelização.

O artigo Naamã – Método de evangelização  é o primeiro de uma série. A intenção da série é extrair os métodos, também chamado de pré-evangelismo utilizado na passagem bíblica e apresentá-lo na forma de uma trilha da evangelização

A jovem escrava desempenhou um papel importante na conversão de Naamã. O essencial é colocar uma alma no caminho que leva ao conhecimento do Salvador. Semeie, evangelista!

1.5/5

Dificuldade da trilha: a jovem escrava precisou superar todas as dificuldades adicionais decorrentes de sua condição de cativa e ainda assim desejar o bem do seu senhor.

Agulha Roteiros Bíblicos

O rei da Síria tinha grande respeito por Naamã, comandante do seu exército, pois, por meio dele, o Senhor tinha dado grandes vitórias à Síria. Mas, embora Naamã fosse um guerreiro valente, sofria de lepra. Naquela época, saqueadores sírios tinham invadido o território de Israel, e entre os cativos havia uma menina que se tornou serva da esposa de Naamã. Certo dia, a menina disse à sua senhora: “Como seria bom se meu senhor fosse ver o profeta em Samaria! Ele o curaria da lepra!”. [...]

Reproduzir vídeo
Naamã - Método de evangelização

Contextualização da necessidade

Passagem Bíblica: 2 Reis 5.1;
Descrição: Naamã, comandante do exército da Síria, era um grande homem, mas sofria de lepra;
Princípio evangelístico: identificação da necessidade espiritual e física. Todos têm um ponto de dor ou necessidade que pode ser o início de sua busca por Deus.

Naamã - Método de evangelização

Testemunho de fé

Passagem Bíblica: 2 Reis 5.2,3;
Descrição: uma jovem escrava israelita, com fé em Deus e compaixão por seu senhor, sugere que ele busque o profeta em Israel para ser curado;
Princípio evangelístico: testemunho pessoal e compaixão. Mesmo em circunstâncias difíceis, a jovem compartilha sua fé e esperança no poder de Deus, mostrando a importância de ser um testemunho vivo.

Naamã - Método de evangelização

A busca pela cura

Passagem bíblica: 2 Reis 5.4,5;
Descrição: Naamã, desesperado por cura, busca ajuda e recebe uma carta do rei da Síria para o rei de Israel;
Princípio evangelístico: busca ativa e abertura para a intervenção divina. O desespero de Naamã o leva a procurar uma solução que vai além de seus conhecimentos e recursos.

Naamã - Método de evangelização

Confiança na direção divina

Passagem bíblica: 2 Reis 5.8-10;
Descrição: o profeta Eliseu manda dizer a Naamã que se lave sete vezes no rio Jordão;
Princípio evangelístico: obediência e confiança na palavra de Deus. A instrução parece simples e até humilhante, mas requer humildade e fé para obedecer.

Naamã - Método de evangelização

Resistência e humilhação

Passagem bíblica: 2 Reis 5.11,12;
Descrição: Naamã se irrita com a simplicidade da instrução e quase desiste;
Princípio evangelístico: superação do orgulho e preconceitos. A resistência de Naamã representa a luta interna contra o orgulho e a necessidade de confiar plenamente em Deus.

Naamã - Método de evangelização

Obediência e cura

Passagem bíblica: 2 Reis 5.13,14;
Descrição: os servos de Naamã o convencem a obedecer, e ele é curado após se lavar no Jordão;
Princípio evangelístico: a importância de escutar conselhos sábios e humildade para seguir instruções divinas. A cura física de Naamã representa também um passo em sua cura espiritual.

Naamã - Método de evangelização

Reconhecimento e conversão

Passagem bíblica: 2 Reis 5.15-17;
Descrição: Naamã retorna ao profeta Eliseu, reconhece o Deus de Israel como o único Deus verdadeiro e pede para levar terra de Israel para adorar a Deus em sua terra natal;
Princípio evangelístico: reconhecimento do único Deus verdadeiro e compromisso de adoração. A conversão de Naamã é completa ao reconhecer a soberania de Deus e querer manter sua adoração mesmo longe de Israel.

Naamã - Método de evangelização

Testemunho de vida transformada

Passagem bíblica: 2 Reis 5.18,19;
Descrição: Naamã pede perdão antecipado por ter que acompanhar seu rei a um templo pagão e recebe a bênção de Eliseu para ir em paz;
Princípio evangelístico: vida transformada e compromisso contínuo com Deus. Naamã agora vive sua fé de maneira prática e consciente, demonstrando uma mudança profunda em seu coração.

Conclusão

A trilha de evangelização baseada na história de Naamã e a jovem escrava de Israel destaca como o evangelismo pode ocorrer de maneira sutil, através do testemunho de vida, compaixão e a confiança na direção divina. A conversão de Naamã evolui gradativamente, desde a identificação da necessidade, passando pela resistência e humilhação, até o reconhecimento de Deus e o compromisso com a adoração verdadeira. Esta história bíblica nos ensina que o evangelismo eficaz requer paciência, humildade e fé persistente.

Picture of Roteiros Bíblicos
Roteiros Bíblicos
A missão do Projeto Roteiros Bíblicos é proporcionar materiais educativos que incentivem as pessoas a levarem a sério Mateus 28.19, 20, Marcos 16.15, 2 Timóteo 4.1-4 entre outros.

3 comentários em “Naamã – Método de evangelização”

  1. Naamã precisava de cura física e espiritual. Deus na sua imensa sabedoria lhe deu um processo no qual ele tb precisava vencer o orgulho e assim recebeu a cura e a humildade. Deus realmente não dá só o que pedimos, mas nos da aquilo que precisamos.

    1. A Paz do Senhor irmã Marise,
      A história de Naamã mostra como Deus, em Sua sabedoria, usa a necessidade de cura física para também tratar questões espirituais, como o orgulho, concedendo assim não apenas o que pedimos, mas o que realmente necessitamos.

      Referências Bíblicas:
      1. 2 Reis 5.13,14;
      2. Tiago 4.6;
      3. Romanos 5.3,4.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

INSCRIÇÃO NO CURSO DE EVANGELISMO

  1. Clique no botão CRIAR CONTA;
  2. Faça o login usando sua conta Google;
  3. Após o login, você será direcionado automaticamente para a página do Curso de Evangelismo;
  4. Clique no botão INSCREVA-SE para iniciar o curso.
  5. Desejamos a você um excelente curso!
  1. Toque no botão CRIAR CONTA;
  2. Faça o login usando sua conta Google;
  3. Após o login, você será direcionado automaticamente para a página do Curso de Evangelismo;
  4. Toque no botão INSCREVA-SE para iniciar o curso.
  5. Desejamos a você um excelente curso!