O significado da grande comissão em Mateus 28.19: evangelismo e batismo
A Grande Comissão, descrita em Mateus 28.19,20, é um dos mandamentos mais importantes de Jesus a seus discípulos. Ela envolve a missão de espalhar o evangelho por todo o mundo e discipular as nações. Ao compreendermos o verdadeiro significado desse texto, é possível captarmos a profundidade do chamado de Cristo e seu impacto para o evangelismo cristão. Neste artigo, exploraremos como a grande comissão tem moldado o cristianismo ao longo dos séculos, seu papel central na expansão da fé e o batismo como parte essencial desse mandato.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
O Contexto da grande comissão
A Grande Comissão é proferida após a ressurreição de Jesus, quando Ele aparece a seus discípulos antes de sua ascensão. Ele os instrui a “ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Aqui, Jesus não apenas envia seus seguidores, mas também dá a eles autoridade espiritual para realizarem essa tarefa monumental. Essa autoridade é derivada do próprio Cristo, que declara no versículo anterior: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28.18).
O Alcance global do evangelho
Antes desse mandato, a missão de Jesus e de seus discípulos era predominantemente voltada para o povo judeu, conforme visto em Mateus 10.6, onde Jesus os instrui a se limitarem às “ovelhas perdidas da casa de Israel”. No entanto, com a Grande Comissão, essa missão é expandida para incluir “todas as nações” (Mateus 28.19), demonstrando que o evangelho não seria mais exclusivo de Israel, mas alcançaria tanto judeus quanto gentios.
Mateus 10.6, onde Jesus instrui os discípulos a irem “antes às ovelhas perdidas da casa de Israel,” enfatiza um foco inicial no povo de Israel, direcionando o ministério deles especificamente para os judeus. Já em Atos 1.8, após a ressurreição, Jesus expande essa missão, ordenando que os discípulos sejam Suas testemunhas “em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” A relação entre os dois versículos mostra uma progressão no plano redentor de Deus. Em Mateus, o evangelho começa com Israel, cumprindo as promessas messiânicas feitas ao povo judeu. No entanto, Atos 1.8 revela a expansão universal dessa missão, onde o evangelho transcende as fronteiras de Israel e se estende a todas as nações, mostrando o cumprimento da missão de Deus para alcançar o mundo inteiro. Essa transição de uma missão restrita para uma missão global reflete o cumprimento progressivo da aliança de Deus com Israel e com as nações.
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A importância do batismo na grande comissão
O batismo como sinal de aliança
O batismo é um elemento fundamental da Grande Comissão. Ele representa não apenas um ato de obediência, mas também uma expressão pública de fé e compromisso com Cristo. Quando Jesus diz: “batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19), Ele está introduzindo a Trindade como a base da fé cristã. O batismo é, portanto, um sacramento que sela essa nova aliança entre o crente e Deus, em nome de toda a Trindade.
A função do batismo na vida do discípulo
O batismo também simboliza o início de uma nova vida em Cristo. Romanos 6.4 afirma: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” O ato de ser imerso na água representa a morte do velho eu, enquanto emergir das águas simboliza a nova vida em Cristo. Isso torna o batismo não apenas um rito, mas um passo essencial na jornada do discípulo.
A trindade na grande comissão
A Revelação da Trindade
Mateus 28.19 é um dos textos mais importantes para a doutrina da Trindade. Embora a palavra “Trindade” não apareça diretamente na Bíblia, o conceito é claramente apresentado aqui. Jesus instrui seus discípulos a batizar em “nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Essa fórmula de batismo reconhece a igualdade das três Pessoas da Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — em essência e autoridade. Cada uma delas desempenha um papel distinto na salvação, mas todas estão unidas em propósito.
Referências bíblicas à Trindade
Embora a doutrina da Trindade seja mais plenamente revelada no Novo Testamento, ela é vislumbrada (revelada) no Antigo Testamento. Gênesis 1.26, por exemplo, relata Deus dizendo: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” A palavra “façamos” sugere uma pluralidade dentro da Divindade. Outra referência clara à Trindade no Novo Testamento é encontrada em 2 Coríntios 13.14, onde Paulo saúda os crentes com “a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo.”
O Chamado ao evangelismo
Evangelismo: um mandato contínuo
A grande comissão não foi uma tarefa temporária. Jesus deixa claro que seus discípulos deveriam continuar a ensinar e batizar até o “fim dos tempos” (Mateus 28.20). O evangelismo, portanto, é uma missão contínua da Igreja até o retorno de Cristo. Isso significa que cada cristão tem a responsabilidade de compartilhar o evangelho e fazer discípulos, seja em suas comunidades locais ou em outras partes do mundo.
Desafios no evangelismo moderno
No entanto, o cumprimento da grande comissão nem sempre é fácil. Vivemos em um mundo pluralista, onde muitas culturas e crenças se opõem ao cristianismo. Além disso, há desafios internos, como o desinteresse ou a falta de preparo entre os próprios crentes. É por isso que a Igreja deve constantemente preparar seus membros com conhecimento bíblico sólido e estratégias evangelísticas eficazes, para que possam cumprir com fidelidade o mandato de Cristo.
O papel do Espírito Santo na grande comissão
O poder para testemunhar
Embora a Grande Comissão seja um chamado claro à ação, Jesus sabia que seus discípulos não poderiam cumprir essa missão sozinhos. É por isso que Ele prometeu enviar o Espírito Santo para capacitar seus seguidores. Atos 1.8 afirma: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” O Espírito Santo é aquele que dá poder ao crente para testemunhar e convencer os corações.
O Trabalho interno do Espírito
Enquanto os discípulos pregam e ensinam para o público interno e externo, é o Espírito Santo quem trabalha no coração dos ouvintes. Somente Ele pode convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8). Portanto, o sucesso da grande Comissão não depende apenas da eloquência ou da persuasão dos evangelistas, mas do poder regenerador do Espírito.
Cumprindo a Grande Comissão Hoje
A grande comissão em Mateus 28.19,20 continua a ser o coração da missão da Igreja. Ela nos lembra que o evangelismo e o discipulado são responsabilidades de todos os crentes, e que o batismo é um passo vital na vida do novo discípulo. Ao seguirmos esse chamado, devemos nos lembrar de que não estamos sozinhos. Temos a autoridade de Cristo, a companhia do Espírito Santo e a promessa de Sua presença constante “até o fim dos tempos” (Mateus 28.20).
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